A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) iniciou uma parceria com a empresa de tecnologia Jusbrasil que vai permitir à advocacia paulista, acesso gratuito à ferramentas de pesquisa jurídica, incluindo jurisprudências, peças processuais e obras doutrinárias. A iniciativa faz parte do conceito Universo OAB SP: serviços e benefícios para os profissionais do estado, que podem contar com todo o suporte e estrutura da Secional, da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), da Escola Superior da Advocacia (ESA) e do fundo de previdência complementar, a OABPrev-SP.
“Em 2023 queremos estar ainda mais presente na vida das 355 mil advogadas e advogados paulistas, trazendo benefícios diretos e que façam valer o investimento da anuidade. O acesso gratuito ao plano mais completo de pesquisa jurídica do Jusbrasil é um exemplo claro disso”, aponta Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP.
Serão mil pontos físicos de acesso aos documentos de pesquisa jurídica e obras doutrinárias, espalhados nas 251 Casas da Advocacia e Cidadania (sedes das Subseções) e nas 650 salas da advocacia, localizadas em tribunais e fóruns, na capital e no interior do estado de São Paulo.
“A parceria com a OAB SP nos permite entregar o plano de pesquisa jurídica avançada, que além das jurisprudências e documentos, tem o acesso a conteúdos doutrinários em um acervo com mais de 1.000 obras da Editora Revista dos Tribunais da Thomson Reuters”, explica Luiz Paulo Pinho, um dos fundadores do Jusbrasil.
O produto de Pesquisa Jurídica do Jusbrasil é o mais utilizado pelos profissionais do direito do Brasil. Ele permite a pesquisa de jurisprudências de forma ilimitada, no maior acervo de julgados do país, com mais de 90 milhões de documentos, coletados e atualizados diariamente de 96 tribunais, incluindo Tribunais Superiores, da Justiça Federal, Estadual, Trabalhista e Eleitoral. São encontrados ainda peças dos autos processuais de casos reais, e modelos publicados pela comunidade que usa o software.
O novo benefício já está em funcionamento em todos os espaços da OAB SP, onde além da solução do Jusbrasil, o advogado pode utilizar salas de reuniões, computadores e rede wi-fi. “Vamos acompanhar a procura nestes primeiros dias e analisar com a equipe de tecnologia do Jusbrasil como podemos evoluir na experiência de quem faz uso do plano, a ideia é avançarmos ainda mais”, finaliza Patricia Vanzolini, presidente da entidade.
O Jusbrasil é a plataforma jurídica mais acessada do mundo, com mais de 1,2 bilhão de documentos jurídicos coletados de bases oficiais públicas. Essas informações estão organizadas e são acessadas facilmente por milhões de pessoas e agora estão disponíveis gratuitamente para os advogados e advogadas da OAB SP.